quinta-feira, 23 de abril de 2009

Pé no Chão - Domá da Conceição

Domá da Conceição lança
CD Pé no Chão no CEFET

O cantor folclórico Domá da Conceição se apresenta na quinta-feira, 30 de abril, o show Pé no Chão no Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET.
No palco Domá da Conceição vai apresentar dez canções trabalhadas em ritmo de moda-de-viola, folia de reis, guarânia e rasqueado.
O espetáculo que tem o nome do mais recente CD do cantor é uma autêntica manifestação da cultura goiana. Ele é devoto de Santos Reis e faz um diálogo afinado entre o rural e urbano.
No mês de março Domá da Conceição apresentou-se dentro do projeto Goiânia Canto de Ouro que reuniu cerca de 80 músicos que se revezaram no palco do Centro Municipal Goiânia Ouro durante dez semanas.
O cantor de Abadia de Goiás é considerado um dos principais representantes da folia de reis goiana. Criado em rodas de violeiros e foliões, Domá da Conceição leva em sua bagagem a cultura da viola e a voz marcada pelas toadas aprendidas com o pai enquanto cuidavam da roça em Abadia de Goiás.
Domá da Conceição iniciou sua carreira na década de 80 influenciado pelo rock rural, participando de festivais em Inhumas (interior de Goiás), Minas Gerais e São Paulo.
Na década de 90 retornou às suas origens e começou a percorrer escolas em Goiânia mostrando ritmos tradicionais do interior, trabalho que deu início ao Projeto Classe, premiado pelo Ministério da Cultura em 2007.
Na bagagem Domá da Conceição também leva o CD Anjo Alecrim, produzido por Luiz Chaffin em 2001 (uma reunião de músicas de domínio público e composições próprias) e o documentário Anjo Alecrim, em 35mm, de mesmo nome, produzido e dirigido pela cineasta Viviane Louise em 2001 que recupera passagens importantes da vida e obra do artista.
O novo trabalho Pé no Chão reúne onze músicas produzidas por ele e é uma proposta que resgata a cultura goiana e a própria trajetória do músico por meio de canções biográficas.
O CD tem uma instrumentação bem simplificada para que o ouvinte possa viajar nas poesias, melodias e na própria interpretação deste violeiro que no passado venceu muitos festivais.

Serviço:
Show: Pé no Chão com Domá da Conceição
Data: 30 de abril (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Entrada franca
Local: CEFET


Mais informações:
Assessoria de Imprensa
dutrasid@yahoo.com.br
Sidney Dutra
(62) 9986-1854

Show Pé no Chão com Domá da Conceição
01 – Herança - moda de viola
02 - Aonde a Rainha Mora - recortado de catira
03 – Sinal - folia de Reis
04 – Emboscada - rasqueado
05 - Longe de minha terra – rasqueado
06 - Senhora marcada - guarânia
07 – Helena – guarânia
08 - Plano Alto – rasqueado
09 – Avohai
10 - Ciganinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário